BOI BRILHO DA SOCIEDADE

Cururupu, Maranhão
Manifestação: BOI DE COSTA DE MÃO

Assista ao trecho do documentário Turista Aprendiz

BOI BRILHO DA SOCIEDADE

Cururupu, Maranhão
Manifestação: BOI DE COSTA DE MÃO

O Boi é tema de inúmeras manifestações populares em todo o Brasil. Do Boi
de Mamão de Santa Catarina aos grandes espetáculos do Boi de Parintins, de norte a sul do país encontramos gêneros que têm o Boi como figura central. O grupo de Cururupu é um singular sotaque de Bumba Boi maranhense com instrumentação, coreografias, adereços e musicalidade extremamente particulares. O nome do sotaque vem da forma de tocar os pandeirões.

Seu Amo, Mestre Edmundo, é um artista raro, exímio compositor e dono de
uma voz impressionante, que conduz o conjunto em todo o ciclo da brincadeira, do guarnicê à despedida, passando pelo Lá Vai, a chegada e os improvisos do urro do Boi. As belas toadas, um coro masculino denso e firmado, cheio de harmônicos, o batuque lento e vigoroso, e o virtuosismo das bordadeiras, que elaboram os sofisticados mosaicos em miçangas e canutilhos que cobrem os trajes dos brincantes, fazem do Bumba Boi de Cururupu um dos grupos mais requisitados dos arraiais juninos do Maranhão.

Gravado em 25 de dezembro de 2004. Gravações adicionais em setembro de 2006.
Amo do Boi e voz solo: Edmundo Silva
Presidente: Eliésio Almeida Martins

brincantes: Alípio, Anarriê, Antonio Farinha Seca, Benedito, Buchudo, Cacá,
Capijuba, Carlinhos, Catarino Carvalho, Cubi, Curuca, Eliane, Emanuela, Geraldinho, Gibu, Gogué, Herbert, Irene, Jadeilson, Jean Carlos, João Batista, Jonny, Kátia, Lolinha, Luana, Luciano, Maicon, Manequinho, Maracá Grande, Marinaldo, Mário Melo, Matilde Neta, Merinha, Milton, Mucura, Nascimento, Niltom, Pedro, Raimundinho, Reinaldo, Ribamar, Ribeira, Ronilson, Seu Mano, Socorro, Telico, Tibi, Valdivino, William Gibuca, Zé, Zé Bento, Zé de Belmiro, Zé Raimundo

GALERIA DE IMAGENS

Veja em detalhes os registros de uma imersão na cultura
brasileira escrito pelos próprios artistas.

A Barca ©️ 2021 – Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Regional Marketing